A Federação - FETRIECE

          A Federação de Triathlon do Estado do Ceará – FETRIECE é uma organização da sociedade civil desde 1994 que trabalha na promoção do desenvolvimento do esporte, a defesa dos direitos e o exercício da cidadania, de forma satisfatória, gerando perspectivas e resultados, através da atuação em políticas públicas e privadas. Em 2004 com a presidência renovada em posse de Fátima Figueiredo “Dona Fátima”, surgiu a ideia da criação dos Projetos Novos Talentos, com muita perseverança da presidente até mesmo de levar bastante "chá de cadeira" (dito popular: ficar aguardando por muito tempo) em diversos órgãos oficiais do município de Fortaleza, a entidade firmou parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Coordenadoria do Esporte e Lazer, com o objetivo de fomentar o esporte e a cidadania para atletas iniciantes em um período inicial de 12 meses. O projeto iniciou com 06 núcleos distribuídos em diversos bairros de Fortaleza com idade de 08 até 18 anos, para que nós pudéssemos além de promover o desenvolvimento humano e a vontade pela modalidade triathlon, aproveitar e torná-lo também um elo para ajudar tirar as crianças carentes da ociosidade dos bairros: Praia do Futuro, Pici, José Walter, Barra do Ceará, Aerolândia e Centro.


         Já em 2006, ainda no mesmo mandato da presidente Dona Fátima, foi firmada a primeira parceria de nível estadual o projeto intitulado Esporte Massa com a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, este com objeto similar ao anterior, porém sua abrangência territorial compreendeu outros municípios além da capital cearense.
Ambos projetos foram executados na área esportiva e social, com o sucesso dos projetos e FETRIECE foi crescendo seus projetos e a partir de 2014 após ganhar uma licitação executou por 6 (seis) anos o Projeto Atleta Cidadão, parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, projeto este considerado o maior e mais longo executado pela entidade. Atualmente está ativo e em execução o Projeto Esporte & Superação, parceria firmada com a Secretaria Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS do Governo do Estado do Ceará, promovendo a inserção social através de atividades esportivas, recreativas e lúdicas, visando atender pessoas de 08 a 29 anos de idade, incluindo pessoas com deficiência, com especial atenção as áreas de elevado índice de vulnerabilidade, nos municípios de Fortaleza e Sobral, com meta de atingir acerca de 4.000 (quatro mil) beneficiários mensal. Já o Projeto Escolinha de Triathlon, projeto aprovado através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e patrocinado por empresas privadas, oferece à população jovem das cidades de Caucaia e Aquiraz o acesso gratuito ao esporte e lazer. Através de aulas regulares dentro de espaços, com a realização de atividades físicas e brincadeiras, a iniciativa estimula a convivência social e a formação cidadã.


          Através da perseverança da presidente atual em levar, o termo é este mesmo, "chá de cadeira", em diversos órgãos oficiais, conseguimos manter alguns núcleos e ainda fazer retornar outros que se encontravam desativados. Atualmente a nossa federação com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado, esta conseguindo deixar em funcionamento os núcleos da Praia do Futuro, Jose Walter, Pici, Choró e Maranguape (no interior do estado) e o NAR (Núcleo de Alto Rendimento) cujos atletas que se destacam, são pinçados dos diversos núcleos e incorporados ao mesmo como a atleta Sâmmia Deyse Santiago, que veio do núcleo do Pici e foi engajada ao NAR e começou a desenvolver um triathlon mais eficaz, tendo inclusive participado de uma oficina patrocinada pela UK Sport na antiga casa do atleta da Confederação Brasileira de Triathlon.

          A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional Antônio Marcos, Wesley Matos, além de conquistar vários títulos individuais e em equipes, como o de bi-campeões no Quadro Geral de Medalhas da Cbtri.

Missão da Organização

                 Promover o desenvolvimento do esporte, a defesa dos direitos e o exercício da cidadania, de forma satisfatória, gerando perspectivas e resultados, através da atuação em políticas públicas e privadas.

Valores da Organização

                 Comprometimento, Ética, Transparência, Solidariedade, Trabalho em Equipe.

Visão da Organização

                 Ser uma organização de referência no Estado do Ceará em gestão de Projetos Sociais/Esportivos para pessoas de vulnerabilidade Social.

 

QUEM SOMOS

 

PROJETOS SOCIAIS

PROJETO ATLETA CIDADÃO

             É o projeto da Prefeitura de Fortaleza executado pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará que oferece à população jovem da cidade o acesso gratuito ao esporte e lazer. Através de aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras, a iniciativa estimula a convivência social e a formação cidadã.

             Núcleos esportivos foram criados em praças, escolas, paróquias, calçadões, equipamentos esportivos e associações. As aulas do programa acontecem com a orientação de profissionais de educação física  e incluem futebol, futsal, vôlei, basquete e recreação.

             O projeto, na sua essência, além de proporcionar a prática esportiva entre os jovens e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicos e direitos de todos.

  • Público alvo: O Programa Atleta Cidadão é voltado para crianças, jovens e adolescentes com idades de  8 a 29 anos. 

  • Núcleos: O Programa possui 80 núcleos, oferecendo a prática de diversos esportes por toda Fortaleza. Atualmente, são beneficiados mais de 4.500 alunos de comunidades carentes. Todos os núcleos são inclusivos.

  • Atividades: Para participar das aulas o interessado precisa comparecer ao núcleo mais próximo acompanhado dos pais ou responsável e preencher a ficha de inscrição com o professor.

 

           Todos os beneficiários podem praticar atividades esportivas de duas a três vezes por semana com acompanhamento de profissionais qualificados. As atividades ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, de acordo com a programação de cada núcleo. 

  • Modalidades:  Futebol, futsal, duathlon, atletismo (paralímpico), natação (paralímpica), futebol de areia, basquete, e voleibol. Atividades complementares: campeonatos, jogos, filmes, palestras, passeios, gincanas e festivais esportivos. 

Esporte e Superação

 

Firmado com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos - SPS, promovendo a inserção social através de atividades esportivas, recreativas e lúdicas, visando atender pessoas de 08 a 29 anos de idade, incluindo pessoas com deficiência, com especial atenção as áreas de elevado índice de vulnerabilidade, nos municípios de Fortaleza e Sobral com duração inicial de 12 meses, com meta de atingir acerca de 4.000 (quatro mil) beneficiários – Termo de Formento 006/2019;
 


Criança Cidadã


Firmado com a Fundação da Criança e Família Cidadã – FUNCI, com perspectiva da participação inicialmente acerca de 1.680 (um mil sesicentos e oitenta) beneficiários distribuídos em um núcleo nas sete regionais da nossa capital, com faixa etária de 2 a 6 anos, de ambos os sexos, incluindo crianças com deficiência, com duração inicial de 12 meses  – Termo de Colaboração 01/2019.