A Federação - FETRIECE

          A Federação de Triathlon do Estado Ceará foi criada oficialmente no dia 12 de abril de 1994, tendo como seu primeiro presidente o Sr. José Raimundo Figueiredo Filho, quando inicialmente tínhamos apenas 12 atletas. Em 2004 já com a presidência de Fátima Figueiredo, surgiu a idéia da criação dos projetos Novos Talentos, com total apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde se obteve a partir dessa parceria um crescimento a nível de atletas iniciantes e consequentemente, crescendo o interesse de outros atletas oriundos da natação, ciclismo que voltaram suas atividades para o triathlon. Vale salientar que inicialmente a federação contava com 06 núcleos distribuídos em diversos bairros de Fortaleza com idade de 08 até 18 anos, para que nós pudéssemos alem de criar o desenvolvimento e a vontade pelo triathlon, aproveitar e torná-lo também um elo para que nos pudéssemos ajudar e tirar as crianças carentes dos bairros Praia do Futuro, Pici, Jose Walter, Barra do Ceará, Aerolândia e adjacências e Centro.

          Através da perseverança da presidente atual em levar, o termo é este mesmo, "chá de cadeira", em diversos órgãos oficiais, conseguimos manter alguns núcleos e ainda fazer retornar outros que se encontravam desativados. Atualmente a nossa federação com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado, esta conseguindo deixar em funcionamento os núcleos da Praia do Futuro, Jose Walter, Pici, Choró e Maranguape (no interior do estado) e o NAR (Núcleo de Alto Rendimento) cujos atletas que se destacam, são pinçados dos diversos núcleos e incorporados ao mesmo como a atleta Sâmmia Deyse Santiago, que veio do núcleo do Pici e foi engajada ao NAR e começou a desenvolver um triathlon mais eficaz, tendo inclusive participado de uma oficina patrocinada pela UK Sport na antiga casa do atleta da Confederação Brasileira de Triathlon.

          A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional Antônio Marcos, Wesley Matos, além de conquistar vários títulos individuais e em equipes, como o de bi-campeões no Quadro Geral de Medalhas da Cbtri.

 

QUEM SOMOS

 

PROJETOS SOCIAIS

PROJETO ATLETA CIDADÃO

             É o projeto da Prefeitura de Fortaleza executado pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará que oferece à população jovem da cidade o acesso gratuito ao esporte e lazer. Através de aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras, a iniciativa estimula a convivência social e a formação cidadã.

             Núcleos esportivos foram criados em praças, escolas, paróquias, calçadões, equipamentos esportivos e associações. As aulas do programa acontecem com a orientação de profissionais de educação física  e incluem futebol, futsal, vôlei, basquete e recreação.

             O projeto, na sua essência, além de proporcionar a prática esportiva entre os jovens e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicos e direitos de todos.

  • Público alvo: O Programa Atleta Cidadão é voltado para crianças, jovens e adolescentes com idades a partir de  8 anos. 

  • Núcleos: O Programa possui 80 núcleos, oferecendo a prática de diversos esportes por toda Fortaleza. Atualmente, são beneficiados mais de 4.500 alunos de comunidades carentes. Todos os núcleos são inclusivos.

  • Atividades: Para participar das aulas o interessado precisa comparecer ao núcleo mais próximo acompanhado dos pais ou responsável e preencher a ficha de inscrição com o professor.

 

           Todos os beneficiários podem praticar atividades esportivas de duas a três vezes por semana com acompanhamento de profissionais qualificados. As atividades ocorrem de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, de acordo com a programação de cada núcleo. 

  • Modalidades:  Futebol, capoeira, hóquei, futsal, judô, duathlon, triathlon, natação, futebol de areia, caratê, caratê olímpico, basquete, badminton e voleibol. Atividades complementares: campeonatos, jogos, filmes, palestras, passeios, gincanas e festivais esportivos.